Comemoração
Vasco Pires recebe ação social do Exército neste sábado
Atividade levou atendimentos médico e odontológico, assistência jurídica e recreação para os pequenos
Gabriel Huth -
Uma ação cívico-social promovida pela 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz) levou serviços de saúde e beleza, além recreação e atendimento jurídico aos moradores do loteamento Vasco Pires neste sábado (6). As atividades ocorreram no campo Santa Maria, das 8h às 16h, com o apoio da prefeitura e em parceria com Sesc e Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento integra a Semana do Exército, que tem dia comemorativo em 19 de abril.
Esta é a primeira ação desse porte que a 8ª Bda Inf Mtz realiza neste ano em Pelotas. "A ideia do Exército Brasileiro e da 8ª Brigada é realizar mais ações desta durante o ano", comentou o General de Brigada Ernesto de Lima Gil.
Apesar da chuva que incidiu sobre o município desde o meio da manhã, a ação foi bem acolhida pela comunidade que compareceu para aproveitar os serviços. A dona de casa Elizandra Lima, 31, levou os três filhos, com idades de 12, 8 e 5 anos para passarem pelo atendimento odontológico.
Moradora do Vasco Pires há apenas um mês, Elizandra, que é natural de Porto Alegre, diz que costuma incentivar os filhos a cuidarem dos dentes. Durante a consulta foi verificado que apenas a menina mais nova tinha cárie. "Se eu não viesse aqui não saberia", disse.
A capitão Áurea Lobato Pereira, odontóloga do Exército, confirmou o atendimento de 125 pessoas até uma hora antes do final do evento. A proposta dos atendimentos incluía remoção de tártaro supra gengival, profilaxia com escova de Robson, uso de pasta profilática, instruções de higiene oral e orientações em geral, além de exame preventivo de câncer de boca. As crianças também ganharam escova e creme dental.
O evento também levou assistência jurídica feita pelo Direito na Rua, projeto de Extensão do curso de Direito da UCPel, vinculado a Serviço de Assistência Jurídica. Ao todo 30 acadêmicos dos 9º e 10º semestres se revezaram em oito horas de atendimentos. Chegaram ao grupo 26 casos sobre as mais diferentes causas.
O professor de Prática Jurídica, Lucas Conceição, comentou que a maioria das consultas envolveu temas como pensão alimentícia, guarda de menor e usucapião, com o objetivo de regularização fundiária. No local foi feita triagem e marcados dia e horário para o atendimento por um aluno encarregado do processo.
O general ainda lembrou de outras atividades comemorativas que ocorrerão durante todo o mês de abril, como a exposição de material de uso do Exército no Shopping Pelotas. Sobre a escolha do Vasco Pires, que ainda não tinha recebido uma ação do Exército, o general comentou que a intenção é oportunizar acesso a estes serviços às comunidades mais carentes. "É uma atividade que tem um retorno positivo para a população. Para nós é muito bom, especialmente em locais onde a população tem dificuldade destes tipos de serviços. Pena a chuva que atrapalhou um pouco."
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário